sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Competências do Técnico de Acção Social





Um Técnico de Acção Social, tem de desenvolver competêcias a nivel do saber, do saber-ser e do saber-fazer:


  • A nivel do Saber-fazer tem de utilizar as novas tecnologias da informação para desenvolver projetos por exemplo; adquirir conhecimentos para fundamentar e argumentar ideias; elaborar e desenvolver projetos de intervenção; saber comunicar expressando as suas ideias oralmente e por escrito; saber seleccionar autonomamente a informação de que necessita e fortaleceros seus hábitos de trabalho individual e em equipa.

  • A nivel do Saber-ser deve ter iniciativa, responsabilidade e empenhamento nas tarefas realizadas e nas relações; complacência e abertura à mudança; curiosidade intelectual, espirito crítico e de questionamento face à informação e às situações; criatividade e inovação no trabalho e no pensamento bem como capacidade de diálogo de cooperação e de negociação.

  • A nivel do Saber tem de ter capacidade de conhecer, indentificar, descrever, relacionar, caracterizar, avaliar, distinguir e analizar. bem como servir-se de conceitos específicos da Animação Sociocultural e da Acção Social.