quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Papel do Técnico de Acção Social



Breve definição do Técnico de Acção Social:




O Técnico de Acção Social desenvolve trabalho directo de apoio a populações mais vulneráveis, ou seja com mais dificuldade, quer individualmente quer em grupo, mas pode também desenvolver as suas actividades em contacto com outros sectores como é o caso da saúde, da habitação e do emprego; pode também desenvolver a sua actividade em conjunto com uma equipa multidisciplinar, isto é uma equipa composta por assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, profissionais de saúde, terapeutas, entreoutros consoante o problema a resolver.



Tem papel importante a três níveis:
  • A Nível Cognitivo, onde experimenta um fazer profissional, constrói um saber profissional e prospectiva uma identidade profissional.

  • A Nível das Capacidades, onde desenvolve as capacidades de avaliar criticamente conjunturas e comportamentos, desenvolve as capacidades de relação consigo própria e com os outros e desenvolve as capacidades de participação e de intervenção nos contextos em que se encontra inserido.

  • A Nível das Atitudes e dos Valores, onde desenvolve a solidariedade para com os outros e a participação social, desenvolve o respeito, a consciência e a valorização da diferença e desenvolve o rigor intelectual e a honestidade.

Sem comentários: